Feridas

As feridas ocorrem quando há perda de continuidade ou integridade da pele e/ou tecido subcutâneo, podendo até atingir camadas mais profundas, como músculos, tendões e ossos, dependendo da gravidade do ferimento.

 

De acordo com a intensidade do trauma, a ferida pode ser considerada superficial, afetando apenas as estruturas da superfície, ou grave, envolvendo vasos sanguíneos maiores, músculos, nervos, fáscias, tendões, ligamentos ou ossos.

Cuidado com a infecção

 

Se houver corpos estranhos na ferida, não tente removê-los por conta própria, pois isso pode causar mais danos ao tecido. A prioridade é interromper a hemorragia. Em caso de dúvida, tente tratar a ferida ao redor dos objetos estranhos da melhor maneira possível. Feridas profundas devem ser tratadas por um profissional de saúde, pois há risco de danificar vasos sanguíneos ou órgãos mais profundos. Além disso, feridas abertas são suscetíveis a infecções, especialmente aquelas causadas por picadas. Um profissional de saúde saberá se é necessário atualizar a vacina contra o tétano e prescrever antibióticos.

Procure ajuda de um profissional da saúde:

 

Casos que requerem atendimento médico: feridas de perfuração (especialmente aquelas causadas por corpos estranhos), arranhões e mordidas de animais, queimaduras extensas e feridas com sangramento profuso devem ser tratadas por um profissional de saúde
 

Em caso de dúvida, consulte um perito médico.

Muitas feridas comuns podem ser tratadas em casa. Desça para saber mais sobre quando procurar aconselhamiento médico!

Prevenção de uma infeção

Feridas abertas podem ficar contaminadas com germes.

Aprenda aqui o que pode fazer para evitar listo!