Feridas exsudativas

Os fluidos presentes nas feridas (chamados de exsudato) são característicos da fase aguda do processo de cicatrização. Esses líquidos provêm dos vasos sanguíneos e linfáticos, eliminam resíduos celulares e bactérias, e criam um ambiente favorável para o sistema imunológico.

 

É importante observar se uma ferida apresenta secreção ou exsudação. Em geral, essas secreções são um sinal positivo. No entanto, se o exsudato aumentar excessivamente, pode amolecer as bordas da ferida, deixando-as esbranquiçadas e prejudicando a cicatrização. Além disso, o excesso de umidade proporciona um ambiente propício ao crescimento de micro-organismos. Portanto, é ideal absorver o excesso de exsudato sem ressecar a ferida, utilizando curativos especiais que gerenciem adequadamente a umidade.

 

Procure a ajuda de um profissional de saúde em casos como feridas de perfuração (especialmente aquelas causadas por corpos estranhos), arranhões e mordidas de animais, queimaduras extensas e feridas com sangramento profuso.

Em caso de dúvida, consulte um perito médico.

Muitas feridas comuns podem ser tratadas em casa. Desça para saber mais sobre quando procurar aconselhamiento médico!

Prevenção de uma infeção

Feridas abertas podem ficar contaminadas com germes.

Aprenda aqui o que pode fazer para evitar listo!