Você já se perguntou por que algumas feridas têm líquidos saindo delas? E será que isso é normal? Não se preocupe, vamos explicar o que é essa resposta do nosso corpo e como você pode cuidar das suas feridas para uma cicatrização eficaz.

Venha com a Leukoplast!

O que é esse líquido na ferida?

O que é esse líquido na ferida?

Quando uma ferida está se curando, ela libera um líquido que tem um nome técnico chamado de exsudato. Pense nele como uma espécie de "ajudante", que vem de dentro do nosso corpo para auxiliar no processo de recuperação.

O exsudato vem dos vasos sanguíneos e linfáticos, auxiliando na eliminação de resíduos celulares e bactérias, ao mesmo tempo em que cria um ambiente propício para o sistema imunológico.

Observar a presença de secreção ou exsudação em uma ferida é importante!

Em geral, isso é um indicativo positivo de cicatrização. No entanto, quando o exsudato se torna excessivo, pode amolecer as bordas da ferida, prejudicando a cicatrização e proporcionando um ambiente favorável para o crescimento de microrganismos.

Identificando os tipos de líquidos em feridas

Cada ferida tem uma forma própria de "falar" através dos líquidos que solta, nos dizendo como ela está se curando. Olha só:

Serosanguinolenta - Está indo tudo bem

Esse líquido é mais fino e tem uma cor rosada ou avermelhada.

Geralmente, é um sinal de que a ferida está no caminho certo para se curar.

Seropurulenta - Um aviso amarelo

Indica um quadro infeccioso menos grave, caracterizada por uma coloração amarelada.

Purulenta - Sinal de problemas

Se notar um líquido mais espesso e com cor esverdeada ou amarelada, pode ser um sinal de que bactérias estão causando dificuldades.

A ferida está lutando contra elas, mas talvez precise de um reforço!

Serosa - Cuidado com a umidade!

A quantidade de secreção serosa pode ser um indicativo de infecção séria. O excesso de umidade nesse caso pode prejudicar a pele ao redor da ferida.

Sanguinolenta - Leve sangramento na ferida

Se o líquido for avermelhado é porque a ferida ainda está sangrando um pouco. Isso é normal em feridas mais profundas, mas é bom observar se o sangramento não para.

Cuidados para uma cicatrização eficiente

A limpeza adequada do local com água e sabão + a aplicação dos curativos Leukoplast é, de maneira geral, o ideal para criar um ambiente saudável para cicatrização, livre de infecção. E, é claro, atenção se houver outras indicações feitas por profissionais de saúde, tais como o uso de medicamentos, pois é necessário seguir essas recomendações à risca.

Saiba mais sobre os curativos Leukoplast, que são gentis com sua pele em:

Descubra como remover curativos sem dor. Chega de sofrer!

Quando é hora de pedir ajuda

Lembre-se: se observar um aumento repentino na quantidade de exsudato, o líquido da ferida mudar textura ou cor de repente, ficar com um cheiro estranho ou, se a ferida parecer estar piorando, é hora de pedir ajuda!

Os profissionais da saúde estão aí para cuidar de você.

Aqui, na Leukoplast, queremos que você se recupere rapidinho e volte à sua rotina cheio de energia. Cuide da sua ferida e, logo, logo, sua pele melhora!

Quanto tempo que demora a cicatrização de uma ferida? | Leukoplast Brasil

A cicatrização de um machucado é uma etapa que pode incomodar. Você sabe quais são os fatores que ajudam ou atrapalham na cicatrização da ferida? A Leukoplast te conta, clique e saiba mais!