Quando surge uma pequena ferida, é comum acreditar que ela vai cicatrizar por si só, sem a necessidade de cuidados especiais, mas esse pensamento está errado.

Toda ferida precisa de cuidados!

Além disso, é importante ficar de olho em alguns sinais que podem indicar que a lesão merece atenção especial. Hoje, vamos te contar os principais indícios de que a sua ferida merece cuidados extras para uma cicatrização tranquila e livre de complicações

Imagem de uma mulher

ATENTE-SE A ESSES SINAIS EM SUAS FERIDAS! Imagem de uma ferida

Coloração

A cor da ferida pode revelar muito sobre como ela está cicatrizando. Veja só:

Vermelho

Uma ferida com coloração vermelha é um bom sinal, indicando que o tecido de granulação está se formando, essencial para a regeneração da pele.

A tonalidade vermelha mais clara pode indicar que a cicatrização está quase concluída.

Amarelo

Mas, se a ferida está amarelada, é hora de ficar esperto!

Essa cor pode indicar a presença de bactérias e pode evoluir para uma inflamação ou infecção. Nessa hora, é importante cuidar bem da ferida para evitar complicações e o desenvolvimento de tecido morto.

Verde

Já a coloração esverdeada é um sinal claro de infecção, geralmente acompanhada de dor ao toque. Aí é importante buscar ajuda de um profissional de saúde para avaliar e tomar as medidas adequadas.

Presença de líquido

É normal que toda ferida solte um líquido durante o processo de cicatrização. Essa secreção, chamada de exsudato, é resultado do trauma no tecido e faz parte do processo de cura.

A qualidade desse líquido pode variar dependendo do grau de trauma na região. Ao notar o líquido mais espesso, pode ser um sinal de infecção.

Se isso acontecer, procure um profissional de saúde para identificar a causa e passar o tratamento correto

Sobre a quantidade do líquido, o ideal é que a região fique apenas úmida, sem deixar o local totalmente seco e sem ficar exageradamente úmido, pois, em excesso, o exsudato pode formar as famosas casquinhas, retardando a cicatrização da ferida.

A Leukoplast tem curativos que proporcionam o ambiente perfeito para a cura rápida e eficaz dos seus pequenos machucados. Produtos para você ter sempre em casa!

Cheiro

Quando a gente se machuca, a pele, que é nossa barreira natural contra bactérias, é rompida, o que deixa o local vulnerável a invasões. E é aí que entram as bactérias que podem degradar a região e deixar um odor nada agradável.

Além disso, o mau cheiro pode vir da morte de células na região ferida ou do excesso de exsudato.

Se mesmo depois de limpar o machucado e remover o excesso de líquido o odor persistir, é provável que microrganismos tenham se instalado por ali.

Nesse caso, o recomendado é buscar a ajuda de um profissional de saúde.

Dica extra Leukoplast

Não espere o pior!

Quer conhecer outras situações que você deve procurar ajuda profissional?

Nós contamos para você em Como diferenciar os tipos de ferida e quando ir ao médico.

Lembre-se sempre de que cuidar das feridas de forma adequada é essencial para uma recuperação mais rápida e segura. Seja atento aos sinais, siga as orientações profissionais e garanta uma cicatrização tranquila e eficiente 😊