Você já deve ter escutado ao menos uma vez na vida alguma receita caseira para tratar feridas, não é mesmo? Ideias que vão desde borra de café para estancar sangramentos até creme dental em queimaduras. Há relatos de pessoas que já usaram até urina ou esterco em ferimentos na pele. Dá para acreditar?

Desde já, deixamos o aviso: as substâncias corretas para higienizar machucados simples são apenas água e sabão.

Venha com a gente e saiba mais sobre o uso de receitas caseiras que provam como a criatividade humana é realmente ilimitada.

CONSELHOS QUE SÃO PASSADOS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.

Em casos de sangramentos:

Dois campeões de indicação popular são o açúcar e café em pó para estancar sangramentos. Esses métodos podem até fazer com que o sangue pare de correr livremente, porém, eles aumentam o risco de contaminação na pele, levando a problemas maiores, como:

  • Atrasar a cicatrização;
  • Prejudicar o resultado estético (favorecendo o surgimento de manchas, por exemplo);
  • Promover infecções secundárias.

O que poderia ser algo simples de resolver se torna uma complicação. Por isso, fuja dessas ideias.

O melhor é higienizar e comprimir a hemorragia com um pano limpo e que não solte fiapos. Depois que o sangramento parar, cubra o local com um curativo Leukoplast 😉

  • Jamais lamba ou assopre o ferimento

A boca possui milhares de bactérias que podem infeccionar uma ferida limpa.

Em casos de queimaduras:

Outros métodos que são erroneamente usados são pasta de dente, manteiga, farinha de trigo e clara de ovo em queimaduras leves, sem rompimento da pele.

Nesses casos, a limpeza com água e sabão continua como o mais indicado e deve ser feita de modo suave. Aplicar qualquer outro produto que não seja o recomendado por um especialista pode contaminar a área, irritar a lesão e piorar a inflamação.

Importante: nunca estoure as bolhas. Deixe que o líquido seja absorvido naturalmente.

Em casos de envenenamentos na pele:

O ferimento causado por água-viva, por exemplo, entra nessa classificação, e o tratamento muda um pouco. O ideal é lavar o local com água salgada e fazer compressas de vinagre por 30 segundos para aliviar a dor causada pelas toxinas.

Nunca passe água doce, urina, sabonete ou álcool nesse ferimento, pois essas substâncias vão estimular a liberação do veneno e causar mais dor.

E os produtos antissépticos e pomadas para queimaduras?

O uso excessivo de substâncias desinfetantes de feridas pode atrapalhar o processo de cicatrização. Já as pomadas para queimaduras podem provocar reações alérgicas ou aderir firmemente ao local, causando mais sofrimento. Mais uma vez, água e sabão são suficientes para a maioria das lesões pequenas. Atenção: caso o profissional de saúde tenha indicado algum produto após avaliar o seu ferimento, siga a recomendação.

Caso você sofra um machucado e faz o uso dessas medicações, procure um profissional de saúde.

Agora que você já sabe o que não fazer com suas feridas, compartilhe esse texto com aquela pessoa que vive usando receitas caseiras em si mesma ou indicando para os outros. Todo mundo conhece alguém assim 😂

Ficou com alguma dúvida ou lembrou de algum conselho inusitado que você já ouviu para tratar feridas? Conte para a gente nas redes sociais

IMPORTANTE:

Procure sempre a ajuda de um profissional de saúde em casos de feridas maiores e profundas. Só eles sabem qual é o procedimento ideal a ser seguido!