Queimaduras podem acontecer com qualquer um, seja ao cozinhar, tomar sol ou em situações do dia a dia. Aqui, vamos mostrar quais são os tipos mais comuns e explicar também os níveis de gravidade, as causas e como tomar medidas simples para ajudar na recuperação.

Tipos de queimaduras

As queimaduras são lesões na pele provocadas por variados motivos, não apenas pelo fogo. Elas podem ser:

  • Térmicas: como ao tocar em superfícies quentes, ser atingido por vapor, derramar líquidos quentes ou se expor ao Sol por muito tempo.
  • Causadas por produtos químicos: ao entrar em contato com substâncias corrosivas, como ácidos.
  • Por eletricidade: ao receber choques, como em tomadas e fios.

E o gelo, também queima?

Sim, até o frio pode causar uma espécie de queimadura.

Vamos usar um exemplo para explicar:

Ao acontecer o contato contínuo com uma pedra de gelo ou bolsa térmica, receptores da pele são ativados e transmitem mensagens de dor para o nosso cérebro, como se a região estivesse queimando.

Por isso, fica a recomendação: nunca segure nada muito gelado de forma desprotegida e use roupas apropriadas em regiões de frio extremo.

Os níveis de gravidade

A gravidade das queimaduras pode variar significativamente, sendo essencial compreender os diferentes níveis para uma abordagem adequada.

Elas podem ser classificadas em quatro graus principais:

  • 1. Queimaduras de primeiro grau

    Este nível afeta apenas a camada mais externa da pele, chamada epiderme.

    Elas são caracterizadas por vermelhidão, calor e dor localizada.

    Geralmente, as queimaduras de primeiro grau resultam de exposição excessiva ao Sol ou contato breve com superfícies quentes.

    A boa notícia é que essas queimaduras tendem a cicatrizar por conta própria em alguns dias, seguindo os cuidados que contamos no tópico seguinte.

  • 2. Queimaduras de segundo grau superficiais

    Essas queimaduras afetam camadas intermediárias da pele e são reconhecidas pela formação de bolhas e dor intensa.

    O tratamento para queimaduras de segundo grau superficiais geralmente envolve a drenagem das bolhas por um profissional de saúde.

    Após a cicatrização, o uso de filtro solar ajuda a prevenir manchas na pele.

  • 3. Queimaduras de segundo grau profundas

    Essas queimaduras penetram mais fundo na derme, mas são menos dolorosas em comparação às queimaduras de segundo grau superficiais. Elas podem apresentar bolhas secas e uma aparência branca.

    O tratamento é semelhante ao das queimaduras de terceiro grau.

  • 4. Queimaduras de terceiro grau

    Neste grau, todas as camadas da pele são afetadas, podendo danificar músculos e ossos. Surpreendentemente, essas queimaduras são indolores, pois destroem os nervos da região.

    Queimaduras de terceiro grau geralmente exigem internação hospitalar, pois costumam levar a manifestações sistêmicas graves, como desidratação e desequilíbrios químicos. O tratamento pode envolver a remoção de tecidos necrosados, limpeza da área afetada e a realização de enxertos de pele.

    Se a queimadura ocorrer em áreas críticas, como o rosto, mãos, genitais, pés ou vias aéreas superiores, ou se for causada por fontes elétricas, é vital acionar atendimento médico emergencial.

O que fazer em casos de queimaduras leves?

  1. 1º Resfrie a área.

    Coloque a queimadura sob água corrente fria por 15 minutos. Isso ajuda a aliviar a dor e reduzir os danos.

  2. 2º Lave as mãos.

    Antes de tocar na queimadura, lave bem as mãos para evitar infecções.

  3. 3º Aplique vaselina líquida para manter a pele hidratada.
  4. 4º Cubra a queimadura.

    Use um curativo apropriado para queimaduras leves - a Leukoplast tem ótimas opções - ou simplesmente cubra com uma gaze limpa seguida do Hypafix - a fita adesiva da Leukoplast que ajuda na cobertura de áreas maiores.

E o que você deve evitar de qualquer jeito?

Nós contamos tudo em:

O que você não deve fazer nas suas feridas!

Confira lá e descubra as consequências que as "receitas caseiras" podem gerar.

Lembre-se: com os cuidados adequados, você pode acelerar a recuperação e minimizar o desconforto causado pelas queimaduras.

Como cuidar de Bolhas?

Bolhas na pele, no pé, de queimaduras.... Pode estourar? Como cuidar? Como funciona a cicatrização? Clique e saiba mais sobre estes cuidados!

O que NÃO fazer nas suas feridas

Borra de café para estancar sangue? Pasta de dente na queimadura? Clique e veja no blog da Leukoplast o que não fazer nos cuidados dos seus ferimentos! Segurança em primeiro lugar!