Feridas são uma parte inevitável da vida, e é natural que muitos de nós nos preocupemos com sua aparência e, também, com o cheiro que pode vir dela.

Neste texto, vamos trazer informações esclarecedoras para que você não fique com o nariz franzido quando sofrer uma próxima lesão na pele.

Vamos nessa?

Primeiro ponto: sofreu uma ferida? Tem que higienizar!

É recomendável que a avaliação do odor seja feita somente após a limpeza da ferida, eliminando a possibilidade de um mau cheiro originado da transpiração ou de sujeiras que ficam na pele.

Então, água e sabão no ferimento! Isso já é o suficiente para uma limpeza da região machucada.

Agora é hora de proteger.

Depois desse simples cuidado, é indispensável fazer a cobertura com os curativos Leukoplast. Eles são desenvolvidos com material transpirável, contribuindo com a circulação do ar na pele.

Além disso, os curativos Leukoplast possuem um coxim almofado feito especialmente para o controle daquele líquido que a ferida libera, chamado de exsudato.

O exsudato é essencial para uma boa cicatrização, mas deve permanecer na ferida de forma moderada, apenas umedecendo a área - sem que ele seja totalmente absorvido, mas que ele também não enxarque o machucado.

O que pode acontecer ao não seguir esses cuidados?

Se não controlado desde o início, o exsudato pode levar à maceração da pele devido ao excesso de umidade na ferida. Isso contribui para o aumento da região machucada ou o aparecimento de novas lesões em torno dela.

Outro problema que pode ser causado pelo exsudato é que o líquido em contato com a ferida também pode servir como meio de cultura, criando um ambiente propício à proliferação bacteriana - gerando uma infecção.

Em caso de cheiro forte, procure um profissional da saúde.

Um odor desagradável, forte e pungente pode ser um sinal de que as bactérias estão se proliferando na ferida e causaram uma infecção.

O auxílio de um especialista é essencial para um tratamento adequado, evitando complicações ainda mais severas e garantindo uma cicatrização saudável e - voltando ao assunto desse texto - livre dos cheiros ruins.

Quer conhecer mais características de uma possível infecção?

Nós contamos para você em:

Sinais de que a ferida precisa de cuidados especiais: você sabe quais são?

Em resumo, o odor de uma ferida pode variar dependendo de vários fatores, incluindo transpiração, sujeira ou presença de bactérias na exsudação. No entanto, com os cuidados adequados e o uso de curativos apropriados, é possível controlar esses odores e promover uma recuperação saudável e sem complicações.

Conte com as soluções Leukoplast para uma recuperação agradável em todos os sentidos - entre eles, o olfato 😊

Líquidos nas feridas: cuide para uma boa cicatrização

Atentar-se às secreções presentes em sua ferida pode dar bons indicativos de como está o seu processo de cicatrização. Venha conhecer nossas dicas para uma cicatrização eficiente!