Bolhas

As bolhas são cavidades elevadas, cheias de fluido que são criadas sob ou entre as camadas da pele. Elas podem ser causadas por queimaduras, congelamento de segundo grau e corrosão química. Entretanto, a causa mais comum é a fricção física, como por exemplo, a produzida pelo uso de sapatos novos, pela jardinagem ou por realizar outros trabalhos manuais. Nestes casos, as camadas superiores da pele se separam das camadas inferiores, criando estas cavidades ocas que se enchem de fluido dos tecidos.

 

Como eliminar uma bolha

 

Você nunca deve perfurar uma bolha porque a ferida pode ficar infectada: um curativo adesivo protegerá a pele de mais fricção. Há curativos especiais com camadas de gel que ajudam a cicatrização mais rápida da bolha. Estes tipos de curativos aderem à pele até caírem por si mesmos. Se a bolha já estiver aberta, primeiro desinfete a ferida e depois use um curativo específico: a almofada de gel não vai grudar na ferida que supura.

1. Lavagem das mãos:

As mãos devem ser bem lavadas e secas antes de tocar a área.

2. Precaução

Não estourar a bolha, você pode contaminar a ferida. Se já estiver rompida, deixe o líquido escorrer antes de cobrir a área com um bandeide ou curativo.

3. Cubra a bolha:

Para evitar que a ferida seja infectada, cubra a área com um bandeide ou curativo enquanto ela cicatriza. Um curativo hidrocolóide pode ajudar a reduzir a dor e a acelerar a cura.

Procure ajuda médica:

 

Casos para médicos: feridas de perfuração (especialmente aquelas causadas por corpos estranhos), arranhões e picadas de animais, queimaduras extensas e feridas que sangram profusamente devem ser tratadas por um profissional de saúde.

Em caso de dúvida, consulte um perito médico.

Muitas feridas comuns podem ser tratadas em casa. Desça para saber mais sobre quando procurar aconselhamiento médico!

Prevenção de uma infeção

Feridas abertas podem ficar contaminadas com germes.

Aprenda aqui o que pode fazer para evitar listo!