Cortes e arranhões

O processo de cicatrização é um conjunto complexo e interdependente de eventos que tem como objetivo restaurar os tecidos lesionados. Ele segue uma sequência específica, com três fases que dependem uma da outra e se sobrepõem, ou seja, não há uma definição precisa de quando uma fase termina e a próxima começa.

 

A cicatrização envolve vários processos celulares e bioquímicos. O tempo desse processo varia, pois depende da extensão da ferida, idade, sexo, condição de saúde do paciente, presença de infecção local, vascularização da região afetada, nutrição adequada do paciente, entre outros fatores.

 

Arranhões (Lacerantes): são lesões causadas por tração ou rasgo tecidual, resultando em pequenas aberturas na pele. Eles possuem margens irregulares e mais de um ângulo.

 

Cortes (Contusos): são causados por objetos rombos (objetos sem ponta) e se caracterizam pelo traumatismo dos tecidos moles, hemorragia e edema. Eles podem atingir a camada superficial da pele, como a Epiderme, ou em casos mais profundos, a Derme. Portanto, é necessário usar um curativo que seja seguro e fixo para proteger contra micro-organismos e auxiliar na cicatrização.

 

Limpando a ferida com cuidado

1. Lave as mãos:

Certifique-se de lavar bem as mãos e secá-las antes de tocar na área.​

2.Limpe a ferida:​

Lave a ferida com água corrente ou soro fisiológico 0,9%. Evite o uso de antissépticos que possam danificar a pele e retardar o processo de cicatrização.​

3. Seque a área:​

Use uma toalha limpa ou gaze e seque a ferida com toques suaves.​

4.Para sangramento:​

Aplique uma leve pressão sobre o pequeno ferimento com gaze ou compressa limpa até que o sangramento pare. Caso o sangramento não pare, procure uma instituição de saúde próxima.​

5. Cubra o local do pequeno ferimento:​

Use um curativo adesivo estéril. Troque-o diariamente, se necessário, ou sempre que estiver molhado ou sujo. Mantenha a ferida seca usando curativos ou curativos impermeáveis que permitam o contato com a água.

Procure ajuda de um profissional de saúde::

 

É recomendado procurar um profissional de saúde em casos como feridas de perfuração (especialmente aquelas causadas por corpos estranhos), arranhões e mordidas de animais, queimaduras extensas e feridas que sangram profusamente.

Aplique uma bandagem de compressão em caso de sangramento.

Em caso de dúvida, consulte um perito médico.

Muitas feridas comuns podem ser tratadas em casa. Desça para saber mais sobre quando procurar aconselhamiento médico!

Prevenção de uma infeção

Feridas abertas podem ficar contaminadas com germes.

Aprenda aqui o que pode fazer para evitar listo!